CUT/Vox: por 42% a 16%, Lula venceria Bolsonaro no primeiro turno com 54% dos votos válidos

0
7895

Levantamento realizado pelo instituto Vox Populi a pedido da Central Única dos Trabalhadores (CUT) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ultrapassou os 40% de preferência dos eleitores brasileiros para retornar à Presidência da República.

Segundo os dados, divulgados pela revista Carta Capital, Lula tem 42% de intenções. O deputado Jair Bolsonaro (PSC) aparece em segundo, com 16%. A ex-ministra Marina Silva (Rede) aparece com 7%, seguida de Geraldo Alckmin (PSDB), com 5%, Ciro Gomes (PDT) com 4% e Álvaro Dias (Podemos) e Luciana Genro (PSOL) com 1%. O apresentado Luciano Huck não chega a 2%.

Os dados foram divulgados pela revista Carta Capital, que circula neste fim de semana. A pesquisa CUT/Vox Populi foi feita com 2 mil brasileiros, em 118 municípios, entre 27 e 30 de outubro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Lula tem menor rejeição. Tucanos lideram

A pesquisa revela ainda que Lula tem atualmente a menor taxa de rejeição entre os nomes testados. São 39% aqueles que não votariam no ex-presidente. A rejeição a Bolsonaro chega a 60%. Os tucanos João Doria e Geraldo Alckmin têm os piores índices, com 72% de rejeição.

O Sudeste é a região que mais rejeita Lula: 51% dos entrevistados se recusariam a votar nele se as eleições fossem hoje. No Nordeste, o percentual é de apenas 20%.

Lula vence todos no segundo turno

Lula venceria no segundo turno todos os adversários testados na pesquisa. Os oponentes mais competitivos neste momento seriam:

Votos válidos

Na pesquisa, 15% das pessoas votariam em nulo ou branco, e 8% não souberam responder. Ou seja, apenas 77% são considerados votos válidos.

Dividindo o valor de 42% da intenção de votos de Lula, pelos 77%, encontramos o valor de 54% dos votos válidos, elegendo-o em primeiro turno se as eleições fossem hoje.

Dê sua opinião na Vote Brasil

Avaliação do texto

  • Texto Neutro, divulgando a pesquisa sobre diversos candidatos;
  • Divulgado pela revista Carta Capital;
  • Ir para link da fonte.