Metodologia científica em pesquisas pela internet

0
6918

A Vote Brasil realiza pesquisas pela internet, com autenticação pelo Facebook, ou seja, exige que o usuário entre com sua conta do Facebook para coleta de dados básicos do usuário, como nome, sexo, cidade de origem, cidade onde mora, data de nascimento e e-mail.

Este tipo de autenticação reduz as chances dos votos duplicados ou de fakes (usuários falsos), mas mesmo assim isso ainda pode ocorrer, assim como em pesquisas presenciais, onde o entrevistado pode mentir sobre sua verdadeira opinião. O Facebook possui critérios para exclusão de fakes e a Vote Brasil também faz varreduras entre os usuários para encontrar perfis com nomes de empresa ou de comportamento mecanizado, anulando os votos destes, mas não os excluindo, para que gastem energia inutilmente tentando burlar o sistema.

Metodologia científica

Trabalhamos a coleta ponderando com os dados do IBGE de 2014, com idade, sexo, estado, com a determinação de corte de votos pelo estado com menor coleta de dados.

Serão calculados três resultados:

  • Seleção aleatória de votos no universo de votos coletados, por estado e gênero;
  • Expansão ou compressão dos votos para atingir a ponderação estadual e de gênero;
  • Votos sem ponderação (semelhante a enquetes).

Atualmente só divulgamos os votos sem ponderação, mas começaremos a divulgar os demais cálculos em breve.

Métodos de coleta

A Vote Brasil não coleta dados na rua, somente pela internet, da seguinte maneira:

  • Orgânica com divulgação na página do Facebook e compartilhamentos dos usuários;
  • Patrocinada, onde anunciamos a pesquisa em estados ou para determinado sexo com menos votos coletados para ponderação.

Pesquisas em andamento

Atualmente temos uma pesquisa presidencial com mais de 10 mil votos coletados, esta será a primeira pesquisa com resultado ponderado a ser divulgado. Dê sua opinião e divulgue a seus amigos: